sábado, 12 de outubro de 2013

Plano inclinado Liberdade - Calçada está em estado de abandono.

Plano Inclinado Liberdade-Calçada (PILC),  foi inaugurado no dia 13 de março de 1981, ele liga o bairro da Liberdade ao bairro da Calçada.
Antes do plano inclinado, existia no local uma ladeira chamada de "LADEIRA DO INFERNO", era rodeada por matos, quando chovia formava-se muita lama e as pessoas desciam agachadas, mas, mesmo com tanta dificuldade muitas pessoas usavam esse caminho para ter acesso ao bairro da Calçada.


O plano que atende aproximadamente 20 mil pessoas/dia, está desativado desde setembro de 2012, a parte inferior está sendo utilizada por moradores de rua como abrigo.

O descaso com o plano inclinado é gritante, por toda parte há sujeiras, água empoçada, aumentando assim o risco de doenças.

Vejamos algumas imagens:

 
  
                            

Do G1 BA,com informações da TV BA.
Uma criança caiu em um dos poços do Plano Inclinado da Liberdade-Calçada, na segunda-feira (15/07/2013), de acordo com informações da mãe, Carol Simone.
Segundo a cabeleireira, o filho, de um ano e meio, estava no colo de um homem, quando os dois caíram em uma das áreas abertas na estrutura do equipamento.

"Quando ele [o homem] pisou para botar o pé na escada, escorregou. Ele caiu, desceu e meu filho lá embaixo, quando um outro rapaz pulou para salvar os dois", disse. Segundo Simone, o menino ingeriu água suja no momento da queda. Ele chegou a ser atendido no posto de saúde do bairro do Pau Miúdo.
 A Transalvador informou que há previsão de que o equipamento volte a operar em 2014. Até a conclusão da reforma, os cidadãos podem utilizar gratuitamente os ônibus que foram colocados para realizar o trajeto entre as cidades alta e baixa.


Reportagem de Guilherme Santos no programa Balanço Geral, do dia 16/08/2013.



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Os Descasos nos Transportes Públicos e Trânsito de Salvador parte 1

A população de Salvador tem sofrido bastante com a situação do transporte(seja ele público ou até privado). Todos nós estamos tendo problemas com o trânsito, pois não exite mais horário de engarrafamento, apanas o momento em que esta menos engarrafado. Ainda mas os ônibus, pois realmente temos pouca frota para quantidade de usuários. Porém, como aumentar a quantidade de carros públicos se não tiver como transitar pelas ruas, se não tiver nem como se locomover de seu lugar? Temos como exemplo a Estação Pirajá, um local aonde praticamente todos os dias tem tido problema, tanto com os engarrafamentos ao redor, quanto a questão da quantidade de ônibus. As pessoas ainda por cima entram na estação achando que é a melhor opção, quando na verdade é a PIOR. Pois, se não tem como o ônibus chegar, como e por onde vai sair de lá? Por isso, a melhor solução seria evitar ao máximo as Estações. A não ser que seja a unica opção.
O Pelourinho está passando por um descaso governamental


  O Pelourinho é um Centro Histórico da cidade de Salvador , mas que infelizmente está sendo cada vez menos visitado pelos turistas e com isso a cultura baiana fica menos valorizada . Devido à violência , a falta de preservação entre outras coisas . Não é necessário ir muito longe para ver jovens , adultos e até mesmo crianças , consumindo drogas , andando pelos becos , indo para locais onde estão os turistas para pedir esmola , faturar , alguma moeda de troca e até pedir comida.
  Apesar disso , o Pelourinho é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade , ele vem passando por um verdadeiro descaso como , má conservação do Centro Histórico e criminalidades.
  Este Patrimônio Histórico já entrou na lista como um dos patrimônios mundias mais ameaçados pelo descaso governamental . Segundo a organização Word Monuments Fund , que exerce uma atividade para proteger monumentos e patrimônios , esta instituição já foi em 30 cidades em todo o mundo.
 Não podemos permitir que a cultura do descaso continue nas próximas gerações perturbando o nosso futuro . É preciso que o indivíduo adquira hábitos e valores positivos ,   para que ela possa ser admitido na sociedade e para que ela possa desenvolver a sua personalidade , ou seja é preciso que haja a socialização.
   Está acontecendo um grande projeto de requalificação , que está em andamento , este projeto é devido à Copa de 2014 . E isto já serve como um ânimo , para quem acredita que o Pelourinho possa ser visitado e amado como antes.



O Descaso com a infraestrutura em dias de chuva na cidade.



   É continuamente  dessa forma, Salvador e as grandes capitais do País definitivamente não é a prova d´água!. Na maioria das  vezes, em determinadas situações, a chuva é um contratempo,algo lamentável , uma verdadeira tristeza para a população,principalmente para a população pobre e moradores de rua. São pessoas desprotegidas, que não sabem o que fazer, pessoas humildes que precisam trabalhar, enfrentando os alagamentos, os transtornos  nos bairros. São vários casos de desabamentos e até de mortes de pessoas  inocentes, que morrem pela falta de responsabilidade dos gestores que não planejam a cidade de forma correta . Hoje, dia 10 de Outubro de 2013, a cidade do Salvador amanheceu com fortes chuvas, frio e muita confusão, vários pontos de alagamento,  ruas fechadas, acidentes, pessoas totalmente encharcadas, sujeitas até a pegar doenças da água suja do esgoto,como leptospirose, a mais comum em situações como essa. Não podemos deixar de comentar a falta de educação da população que sempre joga lixo nas ruas e boa parte dos alagamentos  são consequência dessa falta de consciência das pessoas, isso se dá, porque os lixos jogados nas ruas entopem os bueiros por onde a água da chuva deveria  escoar , e acabar por causar grandes estragos , o que se vê são lixos boiando pelo esgoto, pessoas sem saber por onde passar, em meio a lama. Amplas tragédias já aconteceram, pessoas  morreram soterradas , e só nessas situações  que os governadores e prefeitos se pronunciam e o máximo que fazem é arrumar  galpões para que a população passe uns dias e depois voltem para a mesma condição de sempre.
    É impressionante a negligência  com que a população é tratada e a falta de infraestrutura das grandes capitais, e principalmente planejamento social, se planejassem a cidade, e cautelosamente  a  preparassem  para fortes chuvas e situações como essa, certamente boa parte dos incidentes seriam evitados , o que não podemos fazer de forma alguma é culpar a natureza e a Deus pela falta de competência. Essa cultura do brasileiro de deixar tudo pra resolver em cima da hora prejudica o andamento e resolução dos problemas sociais, a cultura de jogar lixo em locais indevidos, só prejudica em momentos como esse, a própria população.  A falta de cultura, ações e projetos de conscientização à população só faz aumentar  a  ignorância, em outros estados até já tem projeto que pune financeiramente, através de multa, pessoas que jogam lixo nas ruas, mas a situação não é punir e engordar os bolsos dos cofres públicos e sim reeducar, mas mesmo assim a população não leva fé, pois sabe que mais cedo ou mais tarde a falta de fiscalização permitirá que os lixos sejam jogados nas ruas novamente.






A CULTURA DO DESCASO


Conhecida como Estação Clériston Andrade, popularmente chamada como Estação da Lapa, por conta de sua imediação com o Convento do mesmo título, na Avenida Joana Angélica. É o maior terminal rodoviário da cidade de Salvador, com atendimento diário de aproximadamente 460 mil passageiros. Seu funcionamento é de 24h, recepciona 71 linhas urbanas e 21 metropolitanas. Possui 9 escadas rolantes com capacidade para 10 mil usuários por dia, sendo uma delas a maior do Brasil (com 12 m de desnível).

Por omissão, comodismo e falta de educação acabamos permitindo muitas vezes a ausência de zelo com os nossos patrimônios públicos, porque assim, não adianta atribuir culpa a terceiros se não partir de nós mesmos a conduta correta. Se em casa não temos o costume de respeitar e praticar cidadania, não será nas ruas que iremos demonstrá-la. Infelizmente não faz parte da nossa cultura agregar valores morais e éticos às ações cotidianas, se é mais fácil dar "aquele jeitinho", e eximirmo-nos de deveres e responsabilidades na comunidade. Assim, permitimos que patrimônios públicos sejam depredados sem nenhum resquício de consciência, que sai do nosso próprio bolso a sua construção e preservação. Somos sim responsáveis pela preservação de tudo que se diz respeito à patrimônio público, temos sim a responsabilidade de mantê-los limpos e conservados. 
Apesar de insistir em cultivar a cultura de não termos postura para manifestar a nossa indignação e exigir os nossos direitos como cidadãos que executam as suas obrigações com dignidade e muito esforço, e que só por esse mérito, merece o devido respeito da parte dos nossos políticos e representantes. Políticos esses, que vem sustentando de maneira indecorosa o descaso pelo nosso patrimônio público.
Pergunto: Como estão agora as escadas rolantes da estação da Lapa? O povo está tendo acesso a elas?
A situação atual dessas escadas é de total abandono e desprezo. Paradas enferrujadas, completamente desativadas sem nenhuma previsão de funcionamento .
Sem manutenção... sem cuidados... sem atenção...
E o povo?? O povo continua a ser lesado pagando impostos exorbitantes...
E a Estação da Lapa? Aaaaah, a Estação da Lapa continua assim, assim...



E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?


(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)




















quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Descasos com o patrimônio e praças na cidade.



Conhecida por seu patrimônio histórico e por sua riqueza cultural, Salvador vive um momento de crise. Depredação e pichação acontecem em qualquer cidade, mas, na capital baiana, esse vandalismo contra monumentos e praças tornou-se insuportável.

A manutenção periódica e o reforço na segurança de praças e monumentos, aliados a campanhas de conscientização das pessoas para a preservação da história de nossa cidade, aparecem como medidas governamentais eficazes contra a deterioração do patrimônio urbano e cultural da cidade.
 
É necessário também desenvolver um processo de ajustamento dos novos indivíduos, em um modo de vida organizado, resgatando as tradições culturais já estabelecidas, esse processo é conhecido por socialização.
 
A socialização precisa ser iniciada muito cedo e é um processo que dura toda a vida, à medida que o indivíduo participa das novas formas sociais e das instituições, ele aprende novas disciplinas e valores.
 
Assim, com a manutenção dos monumentos públicos, associado a programas de conscientização da população e a socialização dos novos indivíduos, teremos uma cidade limpa, organizada, com pessoas conscientes e mantendo a memória histórica da cidade do Salvador.
 
 
 
 
 
 




 
 
Vídeos relacionados:
 
 
 
 
 
 
Autor: Tiago Farias de Souza