terça-feira, 26 de novembro de 2013

Devemos praticar a ética e a cidadania


Dentre os deveres que o cidadão deve cumprir , a ética e a cidadania podem estar incluídas . Porém é principalmente , por conta da falta de preparo escolar e familiar , que a falta de ética está muito presente na nossa sociedade . E isto também é devido ao próprio descaso da sociedade.

Por conta das "sujeiras" que muitos políticos fazem , quando se fala em falta de ética logo nós pensamos na política . Vários governantes que tem a obrigação de buscar o bem da sociedade , prejudicam de forma vergonhosa os direitos que os cidadãos tem à saúde de qualidade , a educação , a moradia e entre outras coisas . 

Muitos deles até desviam dinheiro que seriam utilizados para obras públicas . Mas não é só nesta área que a falta de ética existe , isto também ocorre em outros ofícios , como médicos que aparecem no hospital  para "bater cartão" , empregadas que são assediadas por patrões e funcionários públicos que só aparecem nos dias de pagamento . 

Portanto , é preciso que exista a realização de campanhas para que possa preparar  as famílias , para ensinar aos seus filhos o que é , e a importância de ser ético e cidadão . Também é preciso que os professores sejam qualificados , para haver uma melhora no que diz respeito a qualidade de ensino , agindo assim as instituições de ensino podem preparar seus alunos para a prática da cidadania . Para a sociedade é importante que ocorra debates para estimular um pensamento crético a respeito de cidadania e ética .




João Cabral de Melo Neto



Tecendo a Manhã


 
1

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

2

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão. 


http://www.youtube.com/watch?v=kgpCDfKCTsg


Nenhum comentário:

Postar um comentário