É fácil encontrar
descasos nas escolas públicas em Salvador, além da falta de interesse
e educação dos alunos, direção e corpo docente enfrentam a falta de infraestrutura nas escolas. São escolas completamente desfeitas,
sem investimento financeiro ou com
verbas desviadas, salas sujas, cadeiras quebradas, lixos espalhados,
instalações elétricas incompletas,
goteiras, alagamentos em dias de chuvas
e até falta de merendas.
Devido a esses descasos os alunos que já não tem uma educação doméstica apropriada, perdem o estímulo e a motivação de estudar e isso cria um verdadeiro desafio aos professores: o desafio de adaptar-se a realidade dos alunos e tentar recuperar o interesse inexistente nos estudos . A iniciativa de professores de tentar resgatar o interesse dos alunos pela escola, não é uma realidade de todos os educadores , mas existe aqueles que não desistem de ver o sucesso e progresso de seus estudantes, como podemos ver em variados exemplos.
Pode relacionar essa realidade ao ajuste social, pois a partir desses exemplos, pode perceber que os professores necessitam passar por um processo de adaptação social para entender a realidade da escola e seus alunos e tentar mudar os aspectos mais importantes .O ajustamento social é perceptível em situações como essas, pois o professor que tenta alterar algum descaso social na escola onde trabalha busca acima de tudo uma harmonia na sociedade onde vive . Pois eles reconhecem que não existe desenvolvimento educacional com precariedades . O ajustamento social é um aspecto igualitário extremamente importante, pois através desse processo, indivíduos buscam harmonia para um ambiente social mais saudável. Alguns professores aceitam com conformidade os descasos e não contribui para a conservação da ordem social, mas outros buscam a concordância e tentam transformar através de ideias e projetos a triste realidade das escolas públicas, buscam um espaço harmoniosamente equilibrado para que seja possível desempenhar um trabalho educativo relevante e modificar o futuro de muitas crianças e jovens nas escolas públicas.
Devido a esses descasos os alunos que já não tem uma educação doméstica apropriada, perdem o estímulo e a motivação de estudar e isso cria um verdadeiro desafio aos professores: o desafio de adaptar-se a realidade dos alunos e tentar recuperar o interesse inexistente nos estudos . A iniciativa de professores de tentar resgatar o interesse dos alunos pela escola, não é uma realidade de todos os educadores , mas existe aqueles que não desistem de ver o sucesso e progresso de seus estudantes, como podemos ver em variados exemplos.
Pode relacionar essa realidade ao ajuste social, pois a partir desses exemplos, pode perceber que os professores necessitam passar por um processo de adaptação social para entender a realidade da escola e seus alunos e tentar mudar os aspectos mais importantes .O ajustamento social é perceptível em situações como essas, pois o professor que tenta alterar algum descaso social na escola onde trabalha busca acima de tudo uma harmonia na sociedade onde vive . Pois eles reconhecem que não existe desenvolvimento educacional com precariedades . O ajustamento social é um aspecto igualitário extremamente importante, pois através desse processo, indivíduos buscam harmonia para um ambiente social mais saudável. Alguns professores aceitam com conformidade os descasos e não contribui para a conservação da ordem social, mas outros buscam a concordância e tentam transformar através de ideias e projetos a triste realidade das escolas públicas, buscam um espaço harmoniosamente equilibrado para que seja possível desempenhar um trabalho educativo relevante e modificar o futuro de muitas crianças e jovens nas escolas públicas.
Abaixo o link de um exemplo desse ajustamento social.
http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/empenho-de-corpo-docente-muda-realidade-de-escola-em-salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário